O veículo, que estava lotado de passageiros e viajava em alta velocidade, saiu de uma estrada que conecta Zimbábue com Zâmbia

Pelo menos 45 pessoas morreram e outras 31 ficaram feridas após um ônibus sair da pista e bater em uma árvore no norte do Zimbábue, informaram nesta quinta-feira fontes policiais. O acidente aconteceu ontem à noite, quando o veículo, que estava lotado de passageiros e viajava em alta velocidade, saiu de uma estrada principal que conecta o Zimbábue com a Zâmbia. “Lamentavelmente, algumas pessoas ficaram presas debaixo do ônibus e os agentes e outras pessoas tiveram que pedir ajuda para mover o veículo”, explicou um porta-voz policial, Charity Charamba, à radio estável “Zimbábue Broadcasting Corporation” (ZBC). Os feridos foram levados a um hospital da localidade de Chinhoyi, cerca de 120 quilômetros ao norte da capital, onde se recuperam. A ZBC informou que a maioria dos passageiros era de comerciantes que se dirigiam ao Malawi, onde compram produtos baratos para depois venderem no seu país de origem.
Taxa de desemprego
Dezenas de milhares de zimbabuanos ganham a vida viajando para fora do país para realizar este tipo de negócio porque a taxa de desemprego no Zimbábue é muito elevada. Em abril deste ano, 31 pessoas morreram carbonizadas após o ônibus em que viajavam para a África do Sul pegar fogo depois de se chocar com um caminhão. Apesar de a polícia pedir aos cidadãos do Zimbábue que não circulem durante a noite, muitos motoristas preferem fazer os seus deslocamentos durante esse período para evitar os controles policiais diurnos nas estradas nos quais frequentemente recebem severas multas por problemas pequenos em seus carros.
Fonte: Terra, em junho de 2017