Dizem fontes, que o caminhão saiu da pista e tombou nos arredores da cidade de Bani Walid, antes de chegar a costa da Líbia
Pelo menos 19 pessoas morreram nesta quarta-feira e mais de 100 ficaram feridas após um caminhão tombar com cerca de 300 imigrantes ilegais na região central da Líbia, informaram à Agência Efe fontes médicas. Segundo as mesmas fontes, o caminhão saiu da pista e tombou nos arredores da cidade de Bani Walid, no último trecho da viagem dos imigrantes que vêm da África Subsaariana antes de conseguir chegar à costa da Líbia. A maior parte dos feridos foi transferido ao hospital da cidade, situada 170 quilômetros ao sudeste de Trípoli. Por sua vez, fontes de segurança indicaram que o caminhão, propriedade de uma das várias máfias envolvidas com o tráfico de pessoas no país, cerca de 300 imigrantes viajavam empilhadas, a maioria procedentes de estados do Chifre da África.
Estado fracassado
A Líbia é um Estado fracassado, vítima do caos e da guerra civil, desde que em 2011 a comunidade internacional contribui militarmente para vitória dos rebeldes sobre a ditadura da Muamar Kadafi. Atualmente, duas autoridades lutam pelo poder: uma em Trípoli, sustentada pela ONU; outra na cidade oriental de Tobruk, sob o controle do general Khalifa Hafter. Do conflito se aproveitam grupos do contrabandistas dedicados ao tráfico de armas, combustível e pessoas, além de grupos jihadistas, que se estenderam por todo o território do país.
Fonte: Efe, em fevereiro de 2018