Cientistas encontram água em atmosfera de planeta potencialmente habitável fora do Sistema Solar

O K2-18b está localizado na zona habitável de seu sistema

O exoplaneta está localizado a 100 anos-luz da Terra e se tornou o “melhor candidato” para busca de vida extraterrestre.

Astrônomos encontraram vapor d’água pela primeira vez na atmosfera do planeta K2-18b, localizado em uma “zona habitável” do espaço. Esta é uma nova etapa para a busca de vida fora do Sistema Solar. As características do exoplaneta ainda não são muito conhecidas. De qualquer foram ele está localizado a 100 anos-luz da Terra desde seu decobrimento, o K2-18b se tornou o “melhor candidato” para busca de vida extraterrestre, de acordo com estudo publicado nesta quarta-feira (11) na revista “Nature Astronomy”. “Encontrar água em um mundo potencialmente habitável (…) nos aproxima de uma resposta para a pergunta fundamental: a Terra é única?”, disse Angelos Tsiaras, coautor da pesquisa e professor da University College of London. A pesquisa utilizou informações do telescópico espacial Hubble, entre os anos de 2016 e 2017. “Elas nos permitem descobrir que o planeta possui uma atmosfera e que ela contém vapor de água: duas boas notícias com relação à habilidade do planeta”, explicou Giovanna Tinetti, também coautora do estudo”. “Ainda não é possível deduzir se há água líquida na superfície deste exoplaneta mas acredito que é muito possível”, completou a astrofísica. O K2-18b está situado na zona habitável do seu sistema ou seja, não está longe nem perto demais do “Sol” de sua região do espaço. Acredita-se que a temperatura vai permitir a água em estado líquido, característica que pode ajudar no desenvolvimento da vida como conhecemos. Esse exoplaneta tem o clima parecido com o da Terra.

Exoplaneta

Encontrado em 2015 pelo telescópio espacial Kepler da agência espacial americana (Nasa), o exoplaneta está ao redor da estrela K2-18, situada a 110 anos-luz do Sistema Solar (um ano luz equivale a 9,46 bilhões de km). O planeta K2-18b, é oito vezes maior do que a Terra e, por isso, pode se chamado de “superterra”, assim como todos os exoplanetas com uma massa até 10 vezes a do nosso planeta. Ele tem uma composição semelhante à Terra, mas também substâncias de Marte e Vênus.

 

Fonte: G1, em setembro de 2019

Toio

Sou o Toio, meu nome é Cristóvão Andriolli e gosto de reescrever Notícias que acho interessantes

Escreva um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.