Deslizamento de terra em mina de jade mata 126 em Mianmar

Mianmar é o maior produtor mundial de jadeíta, uma variedade de jade, extraída principalmente nas montanhas de Kachin (Crédito catracalivre)

Dizem autoridades, que esta é uma das piores tragédias do tipo nos últimos anos no país

Deslizamento de terra em minas de jade na região norte de Mianmar, perto da fronteira com a China, deixou ao menos 126 mineiros mortos nesta quinta-feira. De acordo com autoridades, esta é uma das piores tragédias do tipo nos últimos anos no país. Os mineiros estavam extraindo jades quando a mina, no remoto vilarejo de Hpakant, em Kachin, foi invadida por uma onda de lama provocada pelas fortes chuvas que atingiram a região. O deslizamento de terra em minas ocorre com frequência no estado de Kachin. Em abril do ano passado 54 pessoas morreram nesse tipo de acidente.

Negócio lucrativo

A indústria de jade é altamente lucrativa, mas praticamente sem regulamentação. Emprega migrantes mal remunerados para extrair esta pedra semipreciosa com alta demanda na China. Em 2015, a ONG Global Witnnes denunciou a precária situação na qual trabalham os mineradores de jade em jazidas que são exploradas por guerrilhas, traficantes de drogas e militares, entre outros grupos. Mianmar é o maior produtor mundial de jadeíta, uma variedade de jade bastante valorizada que é extraída principalmente nas montanhas de Kachin.

Fonte: Catraca Livre, em julho de 2020

Toio

Sou o Toio, meu nome é Cristóvão Andriolli e gosto de reescrever Notícias que acho interessantes

Escreva um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.