O presidente do sindicato, disse que foram enviados 1.382 telegramas no mês de abril, representando uma média de 40 por dia
O último telegrama da França foi enviado nesta segunda-feira durante a noite, informou nesta quarta-feira a empresa de telecomunicações Orange, que era encarregada do serviço que existia no país desde 1879. “Depois 139 anos do primeiro telegrama enviado na França, a Orange emitiu na segunda-feira, 30 de abril, às 23h59 (horário local) o último telegrama do Hexágono (uma das formas pela qual o país é conhecido devido ao formato do seu território)”, informou hoje a companhia no Twitter. O presidente do sindicato CFE – CGC Orange, Sebastian Crozier, disse ao meio “FranceInfo”, que foram enviados 1.381 telegramas no mês de abril, o que representa uma média de 40 por dia. A Orange fez uma homenagem aos antigos telegramas com um foto mostrando a última dessas mensagens, com suas frases separadas pelo característico “-STOP-“. A companhia assegurou que, ao encerrar esse serviço, que custava cerca de 15 euros por um texto de 50 palavras, está virando “uma página na história das telecomunicações” em benefício das novas tecnologias.
Mensagem de texto
O telegrama é uma mensagem de texto curta enviada rapidamente através de uma codificação e seu nome é derivado do telégrafo, um meio de comunicação que surgiu em meados do século XIX e permite o envio de mensagens através de um código. O primeiro telegrama foi enviado entre as cidades americanas de Washington e Baltimore em 1844 por Samuel Morse, pai do famoso “Código Morse”.
Fonte: Efe, em maio de 2018