Modificação contempla também a legalização do kratom, uma árvore cujas folhas são utilizadas como estimulante, analgésico e narcótico

O governo da Tailândia aprovou nesta terça-feira uma reforma para legalizar o uso medicinal da maconha, o que transformaria o país no primeiro do Sudoeste Asiático a tomar tal medida. O governo do primeiro-ministro Prayut Chan-ocha indicou em uma nota oficial que apresentará ao parlamento o projeto que modifica a Lei de Entorpecentes para sua aprovação. A modificação contempla também a legalização com fins medicinais do kratom, uma árvore do Sudeste Asiático cujas folhas são utilizadas como estimulante, analgésico e narcótico.
Lei de Entorpecentes
O governo indicou em uma nota oficial que é necessário atualizar a Lei de Entorpecentes para adequá-la a um mundo no qual cada vez mais países estão aceitando que a maconha “tem muitos benefícios médicos”. A Tailândia proibiu a maconha em 1935 e atualmente pune com até cinco anos de prisão a posse e o transporte de até dez quilos. As penas, no entanto, podem chegar a 15 anos de prisão se forem apreendidas quantidades superiores.
Fonte: Efe, em novembro de 2018