Sete dos distritos estão seriamente afetados, o pior deles, o de Kalutara, onde foram contados 38 mortos e 80 desaparecidos

Pelo menos cem pessoas morreram e outras 99 estão desaparecidas como consequência das inundações e dos deslizamentos de terras causadas pelas chuvas no sul e sudoeste de Sri Lanka, informou neste sábado o Centro de Gestão de Desastres (DMC) do país. Cerca de 12 mil pessoas foram evacuadas devido ao risco de inundações, que já afetam outras 200.382 em 14 distritos do país, informou o organismo em seu último relatório. “O nível da água do rio Kalaniya River ainda está subindo, pelo que as evacuações continuam”, disse à Agência Efe porta-voz do DMC, Predeep Kodippili. As fortes precipitações registradas há dois dias inundaram as localidades em Kalu, Kelani, Gin, Niwala e Attanagalu, entre outras. Sete dos distritos estão seriamente afetados, o pior deles, o de Kalutara, onde foram contados 38 mortos e há 80 desaparecidos. O primeiro barco com ajuda humanitária procedente da Índia chegou hoje a Colombo.
Possibilidade de mais chuvas
O Departamento de Meteorologia do país fez um prognóstico de mais chuvas para os próximos dias devido à chegada da monção, que habitualmente causa fortes chuvas nesta época do ano. Em maio do ano passado, chuvas torrenciais vinculadas com uma depressão atmosférica na baia de Bengala, causaram cerca de cem mortos de deixaram 300 mil pessoas desabrigadas no país.
Fonte: Efe, em maio de 2017