Itália vai receber navio humanitário com 113 migrantes salvos no Mediterrâneo

A Itália anunciou que vai receber em um de seus portos o navio humanitário Ocean Viking, da ONG SOS Mediterranée, par desembarque de 113 pessoas resgatadas no Mediterrâneo, nesta terça-feira (27). Os migrantes foram salvos durante a primeira operação de resgate feita pelo barco desde que atracou na França em novembro

O navio humanitário dirige-se para o porto de Ravena (noroeste da Itália), designado pelas autoridades do país com um porto seguro, informou a ONG em um comunicado, lamentando, porém, os “quatros longos dias de navegação” necessários para chegar até lá. Os migrantes a bordo do navio foram resgatados durante a noite desta segunda para terça-feira, em águas internacionais. “A medida que nos dirigimos para o norte, tememos que outras pessoas em perigo no mar não possam ser resgatados”, anunciou, com preocupação, a SOS Mediterranée, embora aliviada pelos sobreviventes a bordo” do Ocean Viking.

Resgate de migrantes

Entre os migrantes resgatados estão “23 mulheres, algumas grávidas, cerca de trinta menores desacompanhados e três semanas”, indicou a ONG com sede em Marselha, no sul da França. Eles estavam em um “barco inflável preto super lotado, em total escuridão”, ainda segundo a Mediterranée. Em meados de novembro, o Ocean Viking desembarcou em Toulon, no sudoeste da França, com 230 migrantes resgatados entre a Líbia e a Itália, após três semanas de peregrinação em busca de um porto, o que gerou um confronto diplomático entre Paris e Roma.

Fonte: RFI, em dezembro de 2022

Toio

Sou o Toio, meu nome é Cristóvão Andriolli e gosto de reescrever Notícias que acho interessantes

Escreva um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.