
Diz o diretor Vallace, que os contágios estão dobrando a cada sete dias, mas sem restrições, a velocidade da propagação vai aumentar
O número de casos de Covid-19 no Reino Unido voltou a aumentar e se não foram tomadas medidas de combate à pandemia, pode chegar a 50 mil por dia – com mais de 200 mortes – em meados de outubro alertou nesta segunda-feira o diretor cientifico do governo britânico, Patrick Vallace. Atualmente, os contágios estão dobrando a cada sete dias, mas sem restrições, a velocidade da propagação vai disparar, segundo Vallace, que fez uma apresentação sobre os possíveis cenários para o país ao lado do diretor médico do governo, Chris Whitty. Os dois especialistas, que são os principais consultores científicos do governo, se reuniram durante o fim de semana com o primeiro-ministro, Boris Johnson, e o ministro da Saúde, Matt Hancock, para avaliar o preocupante progresso da Covid-19 no país, onde mais de 40 mil pessoas morreram desde o início da pandemia. Na apresentação, Vallace disse que os novos casos estão ocorrendo em pessoas de todas as idades e que há um aumento nas internações hospitalares.
Contágio
“À medida que as hospitalizações aumentam, há também um aumento dos mortos”, afirmou o diretor, além de ressaltar que o risco de contágio pelo vírus é o mesmo desde o início da pandemia. Vallace destacou a necessidade de que medidas sejam tomadas “rapidamente” para reduzir o nível de casos. Por sua vez, Whitty explicou que partes do norte da Inglaterra são as mais afetadas por este novo crescimento do coronavírus, mas que ele também ocorre no resto do país. Se esta situação não for controlada, o número de mortes por Covid-19 continuará a aumentar “exponencialmente”, acrescentou.
Fonte: Uol, em setembro de 2020