Terremoto deixa 800 feridos e ao menos 9 mortos no Japão, diz TV

Sendo que o balanço ainda é parcial, já que equipes de resgate ainda estão em busca de sobreviventes sob os destroços

Terremoto deixa 800 feridos e ao menos 9 mortos no Japão, diz TV
Duas mortes ocorreram na cidade de Mashiki, que foi a mais afetada. A cidade fica cerca de 15 km de Kumamoto, na ilha de Kyushu

O número de mortos no terremoto que atingiu o Japão na quinta-feira (14) subiu para pelo menos nove, segundo a CNN informou nesta sexta-feira (15). O número de feridos chegou a 800 – 50 deles grave. No entanto o balanço ainda é parcial, já que equipes de resgate ainda estão em busca de sobreviventes sob os destroços. Após o tremor de 6.0 de magnitude, vários tremores atingiram a região – o mais forte teve a magnitude de 6,4 – e devem continuar a acontecer. Estima-se que, segundo a CNN, 750 mil pessoas sentiram um tremor severo. Prédios e casas desabaram. Um bebê de oito meses foi resgatado dos escombros. A mãe e a avó também estavam na casa que desabou e precisaram ser socorridas. Duas das mortes aconteceram na cidade de Mashiki, com 34 mil habitantes, que foi a mais afetada. A cidade fica a cerca de 15 km de Kumamoto, na ilha Kyushu, segundo um funcionário da unidade de controle de desastres de Kumamoto, Takayuki Matsushita. O hospital da Cruz Vermelha de Kumamoto disse que recebeu ou atendeu 45 pessoas, cinco delas com lesões graves. O tremor não teve impacto no funcionamento dos reatores nucleares na ilha de Kyushu ou nas proximidades de Shikoku, de acordo com a agência Reuters. Já o sistema de trens ficou parada por precaução. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o epicentro do tremor, que aconteceu às 21h 26 no horário local (9h 26 de Brasília), foi a 11 km a leste da cidade de Kumamoto.

Círculo de fogo do Pacífico

O Japão está localizado sobre o chamado “Círculo de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência. De acordo com a France Presse, o país chega cada ano registrar mais de 20% dos terremotos mais fortes do planeta. A infraestrutura do país foi desenvolvida especialmente para suportar os tremores. Em 2011, um terremoto de magnitude 8,9 atingiu a costa nordeste do Japão, gerando um tsumani de até dez metros de altura que varreu a costa do país.

 

Fonte: Mais pb, em abril de 2016

Toio

Sou o Toio, meu nome é Cristóvão Andriolli e gosto de reescrever Notícias que acho interessantes

Escreva um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.