Trem flutuante da China pode desafiar viagens aéreas

Sem problema do atrito entre as rodas e os trilhos, os trens Maglev podem atingir velocidades maiores do que as locomotivas convencionais

Autoridades dizem que o novo trem de levitação magnética foi projetado para atingir velocidade de até 600 km/h. A China revelou um protótipo de um novo trem de levitação magnética projetado para atingir velocidade de até 600 km/h, aproximando-se da velocidade das viagens aéreas, informou o Fórum Econômico Mundial. A tecnologia Maglev usa eletroímas fortes que elevam e impulsionam o trem para frente em uma almofada de ar. Sem o problema do atrito entre as rodas e os trilhos, os trens Maglev são capazes de atingir velocidades maiores doe que as locomotivas convencionais e com menos ruído e vibração, segundo o relatório. A China já possui o serviço Maglev comercial mais rápido do mundo. O Shanghai Maglev, com uma velocidade operacional de 431 km/h, transporta passageiros em um trecho de 30 km entre o aeroporto de Pundong, em Xangai, e o centro da cidade desde 2003. Em 2017, os trens bala Fuxing entraram em serviço na linha de 1.300 km Pequim-Xangai, reduzindo significativamente o tempo de viagem. Esses trens viajam a cerca de 350 km/h, mas o protótipo do Maglev será tão rápido que poderá oferecer uma alternativa competitiva às viagens aéreas, segundo seu desenvolvedor Ding Sansan, engenheiro-chefe adjunto do construtor de trens CRRC Qingdao Sifang, subsidiária da estatal China South Locomotive e da Rolling Stock Corporation, disse à imprensa que uma viagem de Pequim a Xangai leva cerca de quatro horas e meia de avião, incluindo o tempo de preparação para a viagem, e cerca de cinco horas e meia e trens de velocidade, podem durar apenas três horas e meia no Maglev.

Período de testes

No entanto, antes de pegar qualquer passageiro, o novo trem, construído na cidade de Qingdao, leste da China, deverá passar por um longo período de testes. A China não é o único país a experimentar a tecnologia maglev. O Japão, pioneiro de trem de alta velocidade, quebrou seu próprio recorde mundial, atingindo 603 km/h, durante um teste de um trem SC Maglev em 2015. O país está construindo uma nova linha Maglev entre Tóquio Nagoya, prevista para abrir em 2027, o relatório disse. O serviço funcionará a uma velocidade máxima de 500 km/h, cobrindo a distância de 286 km em 40 minutos em vez do tempo de viagem atual de 1 hora e 32 minutos. Também há planos para os trens maglev reduzirem pela metade o tempo de viagem de Tóquio a Osaka até 2045.

Fonte: MagTek, em julho de 2021

Toio

Sou o Toio, meu nome é Cristóvão Andriolli e gosto de reescrever Notícias que acho interessantes

Escreva um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.