Um total de 141 passageiros e 16 tripulantes viajavam de Chicago para costa do Pacífico, quando oito dos 10 vagões saíram dos trilhos
Pelo menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas quando um trem descarrilou no sábado (25) no estado americano de Montana, onde os serviços de resgate trabalhavam para retirar os passageiros e funcinários a bordo. Cerca de 141 passageiros e 16 tripulantes viajavam de Chicago para a costa do Pacífico, quando oito dos 10 vagões saíram dos trilhos por volta das 16h00 (19h00 de Brasília). “Estamos profundamente tristes com a informação de que as autoridades locais estão agora confirmando que três pessoas perderam a vida como resultado deste acidente”, declarou a operadora ferroviária Amtrak, acrescentando que também havia pessoas com “ferimentos”. No momento, a causa do acidente é desconhecida. Imagens postadas nas redes sociais mostravam pessoas ao longo dos trilhos, com bagagens ao lado e vagões descarrilados, com pelo menos um deitado ao lado. O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) disse que estava montando uma “equipe” para investigar o descarrilamento.
Resgate de pessoas
A Amtrak explicou que enviou pessoal de emergência ao local para ajudar as autoridades locais no resgate de pessoas. A coordenadora de Desastres e Serviços de Emergência de Montana, Amanda Frickel, disse ao New York Times que “mais de 50 pessoas ficaram feridas”. Também informou que equipes de resgate estavam no local e que vários hospitais, além de helicópteros médicos, estavam prontos para prestar ajuda. “Todos os que estão vivos foram evacuados do acidente” acrescentou. O trem “Empire Builder” descarrilou em uma área remota perto de Joplin, Montana, uma cidade de cerca de 200 habitantes perto da fronteira com o Canadá.
Fonte: Correio Braziliense, em setembro de 2021